Aproximação Hermenêutica a Vygotsky: entre a arqueologia e o possível

Autores

  • Gilmar Francisco Bonamigo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil

Palavras-chave:

Linguagem. Desenvolvimento. Aprendizado. Arqueologia. Possível.

Resumo

Este ensaio trata de dois movimentos constitutivos em Lev Vygotsky apreendidos por uma incursão em duas de suas obras: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores (2000) e Pensamento e Linguagem (1991). Tais movimentos podem ser ditos como arqueologia em movimento e abertura do possível. Pelo primeiro, acompanhamos um retorno na direção da ontogênese e da filogênese do processo dialético de desenvolvimento e de aprendizado; pelo segundo, apreendemos o significado da inscrição da educação sobretudo na Zona de Desenvolvimento Proximal, com as consequências metodológicas e práticas que isso implica. A metodologia que utilizamos é a pesquisa bibliográfica conduzida sob inspiração da Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur.

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Biografia do Autor

Gilmar Francisco Bonamigo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil

Professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo; doutor em Educação; membro do Programa de Pós-Graduação de Filosofia – Mestrado Profissional de Filosofia; linha de Pesquisa: Filosofia Contemporânea; grupo de Pesquisa: Crítica e Subjetividade.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Bonamigo, G. F. (2017). Aproximação Hermenêutica a Vygotsky: entre a arqueologia e o possível. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/68564

Edição

Seção

Diálogos com Pensadores sobre Educação