O Jovem Macho e a Jovem Difícil: governo da sexualidade no currículo

Autores

  • Shirlei Rezende Sales UFMG
  • Marlucy Alves Paraíso UFMG

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Governo. Currículo. Juventude.

Resumo

Este artigo analisa o processo de produção de subjetividades juvenis na interface do currículo escolar e do currículo do Orkut (rede social). O argumento desenvolvido é o de que a sexualidade, pautada na heteronormatividade, é acionada e intensamente regulada nos discursos investigados, tendo como efeito o governo da juventude. A regulação se dá pormeio da tecnologia da zuação, a qual é composta por várias técnicas como o sarcasmo, a ironia, o deboche, o repúdio, o banimento etc. No caso dos garotos, há nos discursos uma declarada homofobia, demandando o jovem macho. Quanto às garotas, a regulação incide sobre a quantidade de parceiros nas práticas de ficar ou pegar, demandando a jovem difícil.

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Biografia do Autor

Shirlei Rezende Sales, UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Adminsitração Escolar da Faculdade de Educação/UFMG, membro do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG) e do Observatório da Juventude da UFMG

Marlucy Alves Paraíso, UFMG

PHD em Educação, Professora do Programa de Pos-Graduação em Educação da FaE/UFMG, Coordenadora do GECC, Pesquisadora do CNPq

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Sales, S. R., & Paraíso, M. A. (2013). O Jovem Macho e a Jovem Difícil: governo da sexualidade no currículo. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21601

Edição

Seção

Artigos