O filme Kids e a política de demonização da juventude

Autores

  • Henry Giroux Pennsylvania State University

Palavras-chave:

educação e sexualidade, cinema e educação, disciplina, adolescência e educação

Resumo

Um dos filmes mais controvertidos sobre a sexualidade adolescente a aparecer em 1995 foi Kids. Flutuando na superficie de um cinismo sem saída, o filme de Clark deixa de investigar onde está localizada a identidade para os/as jovens urbanos/as que ele representa. O realismo de Clark atua muito facilmente para definir as turbulentas experiências dos/as adolescentes que ele representa, não a partir de sensíveis considerações históricas e sociais, mas a partir de evocações estilizadadas de choque e transgressão. A confiança de Clark na verossimilhança de uma narrativa tipo "documentário", ao jogar com os
medos e ansiedades da platéia e colocar a sexualidade e o hedonismo como forças impulsionadoras da agência entre jovens urbanos, revela o conservadorismo ideológico que sustenta Kids. Vistos como não possuindo qualquer capacidade critica, os/as jovens são definidos primariamente por uma sexualidade que é vista como fora de controle, exigindo vigilância, restrição legal e outras formas de poder disciplinar.

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Biografia do Autor

Henry Giroux, Pennsylvania State University

Henry Giroux é professor da Pennsylvania State University, Estados Unidos da América.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Giroux, H. (2017). O filme Kids e a política de demonização da juventude. Educação & Realidade, 21(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71648

Edição

Seção

Artigos