Educação Física Cultural e as Práticas de Governamento e Controle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236131637vs01

Palavras-chave:

Educação Física, Filosofia da Diferença, Currículo

Resumo

A pesquisa em tela investigou as práticas escolares de governamento e controle dos corpos, considerando as potencialidades do que se convencionou chamar de currículo cultural da Educação Física. A metodologia inspirada nos conceitos de experimentação alinha-se à(s) filosofia(s) da diferença para produzir relatos de experiências com a proposta em escolas de Ensino Fundamental. A análise dos dados produzidos indica que as experiências com a perspectiva cultural da Educação Física não eliminam práticas de governamento, regulação e controle dos corpos, no entanto, promovem outras estratégias, potencialmente, menos autoritárias, burocráticas e coercitivas, bem como apostam nas abordagens éticas do que em estratégias de controle moralizantes.

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Biografia do Autor

Pedro Xavier Russo Bonetto, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife/PE – Brasil

Pedro Xavier Russo Bonetto é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Marcos Garcia Neira é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Bonetto, P. X. R., & Neira, M. G. (2024). Educação Física Cultural e as Práticas de Governamento e Controle. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236131637vs01

Edição

Seção

Artigos

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