A Ciência e os Conhecimentos da ‘Cidade Invisível’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236124635vs01

Palavras-chave:

Humanidade, Divulgação Científica, Conhecimento Popular, Conhecimento Científico, Cultura Brasileira

Resumo

Neste artigo, analisa-se os apagamentos de cultura popular, em prol do conhecimento científico, a partir da série Cidade Invisível. Para tanto, a série é analisada com ferramentas conceituais de Michel Foucault e Ailton Krenak. A série estreou em 2020 em uma plataforma de streaming e versa sobre lendas brasileiras vivendo em uma comunidade do Rio de Janeiro. A invisibilidade refere-se à inexistência das personalidades no mundo racional, bem como ao contexto da vivência periférica. Os contrapontos entre conhecimento popular e científico são construídos na narrativa, trazendo elementos de histórias brasileiras, sem se pretenderem, simultaneamente, fiéis às suas produções culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Mariosa Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

Erica Mariosa Moreira Carneiro é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), pós-graduada em Jornalismo Científico pelo Labjor, mestra em Divulgação Científica e Cultural e doutoranda em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Maria Clara Rodriguez Sosa, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP – Brasil

Minha contribuição dedicou-se ao estudo e análise do desencantamento do mundo, apresentados no texto, onde é feito um contraponto entre um conhecimento científico e um conhecimento tradicional, como isso é mostrado na série e como isso afeta nossa relação com o chamado meio ambiente. Também participei de todas as discussões, escrita e revisão de conteúdo para a submissão final.

Ana de Medeiros Arnt, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP – Brasil

Após a apresentação das ideias na matéria História e Filosofia da Ciência realizamos um exercício de discussão sobre os assuntos no grupo de pesquisa PEMCIE na qual as autoras Erica e Maria Clara participam como aluna e Ana como orientadora, após a apresentação organizamos o texto em formato de divulgação científica para o portal Blogs de Ciência da Unicamp.
Com a finalização da postagem de divulgação científica notei que o texto poderia ser mais aprofundado e discutido em formato de artigo científico, aproveitando, inclusive a chamada aberta do Dossiê Temático n. 67 da Revista da FAEEBA.

Como orientadora de mestrado da Maria Clara Rodriguez Sosa e de doutorado da Erica Mariosa Moreira Carneiro exerci a função de discutir conceitos e ideias, apresentar bibliografia pertinente, orientar a escrita e revisar o conteúdo final.

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Carneiro, E. M., Sosa, M. C. R., & Arnt, A. de M. (2023). A Ciência e os Conhecimentos da ‘Cidade Invisível’. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236124635vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia