Duas Igrejas (o Neopentecostalismo) e a Constituição do Comum na Escola

Autores

Palavras-chave:

Escola, gestão, comum, democracia, igreja e neopentecostal.

Resumo

Neste trabalho de revisão da literatura, discute-se a constituição do comum na escola pública, compreendendo-o como campo das singularidades/multiplicidades, da liberdade de expressão, que enseja uma democracia participativa. Para essa análise, articula-se a compreensão do comum à atuação de grupos evangélicos (neopentecostais), com seus valores e práticas, a partir de uma diferenciação entre a institucionalidade religiosa e a igreja espiritual. Conclui-se que a valorização dos espaços coletivos é uma alternativa fundamental na/para liberdade de expressão assim como nos enfrentamentos aos extremismos religiosos que se apresentam.

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Biografia do Autor

André Antunes Martins, Universidade Federal Fluminense - UFF

André Antunes Martins doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Atualmente é professor adjunto na mesma universidade do doutoramento. Desenvolve pesquisa no campo das ações coletivas de produção do comum e das políticas com foco na gestão democrática educacional. Também atuou em redes públicas de ensino na educação básica.

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Martins, A. A. (2022). Duas Igrejas (o Neopentecostalismo) e a Constituição do Comum na Escola. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116971

Edição

Seção

Artigos