O Ensino de Sociologia como Problema Epistemológico e Sociológico

Autores

  • Juarez Lopes de Carvalho Filho Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA – Brasil

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Saber Sociológico. Constituição da Ciência. Constituição da Disciplina

Resumo

Este artigo propõe discutir o ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico, atentando para uma comparação entre a França e o Brasil. Analisa o processo de constituição da sociologia como ciência e como disciplina, assim como a produção e a circulação do saber sociológico. Postula-se que a falta de legitimidade da disciplina e do seu reconhecimento social encontra-se no antigo problema da definição dos seus objetivos (função social) e do seu lugar na formação social e educacional do indivíduo e de sua cidadania crítica. Desse modo, o ensino de sociologia se
revela como um problema social e político

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Biografia do Autor

Juarez Lopes de Carvalho Filho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA – Brasil

É doutor e mestre em Sciences Sociales et
Économiques pela Universitas Catholica Parisiensis (França), graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e Mestre em Filosofia pela
Université Paris VIII. É professor e pesquisador do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Desenvolve pesquisas em Teoria Sociológica e Sociologia da Educação e da Cultura.

Publicado

2014-01-28

Como Citar

Filho, J. L. de C. (2014). O Ensino de Sociologia como Problema Epistemológico e Sociológico. Educação & Realidade, 39(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/37592

Edição

Seção

Ensino de Sociologia