Abomináveis Amores entre Estranhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236124090vs01

Palavras-chave:

Ecologia queer, Amor, Antropoceno, Poética Ambiental, Erotismo

Resumo

Como o ensino de biologia pode reescrever a lógica da vida a partir da relação com seres que não geram nenhum apelo ético? É possível produzir mundos queers no espaço ético da natureza? Como encenar, no ensino de biologia, uma poética ecológica da intimidade? Como amar em tempos de transformação ecológica radical? Essas questões são discutidas neste artigo sob um enfoque indisciplinar para explorar o ensino de biologia como arte de cultivar histórias emaranhadas, nas quais seres alienígenas têm o potencial de perturbar as histórias avassaladoras da tragédia que orbitam em torno de Anthropos com relatos inquietantes e generativos de um aberrante amor interespécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ranniery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Thiago Ranniery é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia da UFRJ. É Jovem Cientista Nosso Estado da FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. É Coordenador do Laboratório de Estudos Queers em Educação da UFRJ e Líder Pesquisador do BAFO! – Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença.

Nathália Terra, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Nathália Terra Barbosa é licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e é doutoranda em Educação pela UFRJ. Atua como professora de Química no Colégio de Aplicação da UFRJ.

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Ranniery, T., & Terra, N. (2023). Abomináveis Amores entre Estranhos. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236124090vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.