Educação Ambiental e Estudos Culturais: entre rasuras e novos radicalismos

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Estudos Culturais, Antropoceno, Crise Ambiental

Resumo

Este artigo discute os (des)encontros - conflituosos, mas potentes - entre os polimorfos campos da educação ambiental e dos estudos culturais. Mostra que muitas pesquisas realizadas a partir dessa articulação dedicaram-se a imprimir rasuras em discursos que circulam na cultura sobre natureza e meio ambiente. Mas e quando desconstruir não é o bastante? Os recentes debates sobre a crise ambiental, o Antropoceno, as mudanças climáticas e seus desdobramentos sociais trazem a necessidade de formularmos novas perguntas sobre as conexões entre cultura e ambiente. Por fim, interroga se o viés político que marca os estudos culturais desde sua emergência pode contribuir na busca por novos radicalismos em educação ambiental.

 

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Biografia do Autor

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Sampaio, S. M. V. de. (2019). Educação Ambiental e Estudos Culturais: entre rasuras e novos radicalismos. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/89216

Edição

Seção

Estudos Culturais