Superando as Aparências: uma problematização analítica da comparação entre Habermas e Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236121471vs01

Palavras-chave:

Jürgen Habermas, Paulo Freire, Diálogo, Modernidade

Resumo

Ultimamente alguns trabalhos têm apontado uma estreita conexão analítica entre o pensador alemão Jürgen Habermas e o educador brasileiro Paulo Freire, descrevendo-se, por exemplo, o “diálogo” como uma categoria que adensa a relação teórica entre ambos. Este artigo procura averiguar a existência de efetivas convergências entre Habermas e Freire. Para tanto, metodologicamente, são revisadas as suas principais produções. Como resultado desse escrutínio, o presente artigo discrepa das perspectivas que realçam a referida conexão. Embora seja possível identificar algumas convergências entre Habermas e Freire, elas são genéricas. Assim, o que é concebido como aproximações entre os dois autores tem, muitas vezes, o status de lugares-comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonaldo Leite, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB – Brasil

Ivonaldo Leite possui formação em História e Sociologia, tendo realizado o doutorado pela Universidade do Porto, em Portugal, e o pós-doutoramento no Departamento de Sociologia da Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de la República (UDEALR), em Montevideo. É professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Leite, I. (2023). Superando as Aparências: uma problematização analítica da comparação entre Habermas e Paulo Freire. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236121471vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.