Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola

Autores

  • Ana Maria Klein Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto/SP
  • Valeria Amorim Arantes Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Jovens. Projetos de Vida. Significados da Escola.

Resumo

Este artigo trata da percepção de estudantes do Ensino Médio sobre a contribuição que as experiências escolares podem trazer aos seus projetos de vida. Toma-se por referência os conceitos de projeto do filósofo Ortega y Gasset e de purpose, formulado por Willian Damon. Participaram do estudo 305 estudantes do Ensino Médio da cidade de São Paulo. A abordagem qualitativa (análise de conteúdo e formulação de categorias) respeitou as percepções dos participantes. Os resultados demonstram que 81% dos estudantes consideram que a escola contribui para seus projetos de vida, principalmente por meio das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Klein, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto/SP

Ana Maria Klein é graduada em Pedagogia e Ciências Sociais, possui mestrado e doutorado em Educação, todos os títulos obtidos pela USP. Professora da UNESP, vice-coordenadora do curso de Pedagogia. Consultora do MEC e ONU/UNESCO em Educação e Direitos Humanos. Atuou na Comissão Relatora das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos junto ao Conselho Nacional de Educação.

Valeria Amorim Arantes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Valeria Amorim Arantes é graduada em Psicologia pela PUC/Campinas, tem doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Professora associada da USP. Foi professora-visitante na Stanford University School of Education e na Universidade Autônoma de Barcelona. Foi coordenadora do Ciclo Básico da EACH/USP. É coordenadora da coleção Pontos e Contraponto da Editora Summus. 

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Klein, A. M., & Arantes, V. A. (2015). Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação &Amp; Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56117

Edição

Seção

Ensino Médio e Juventudes