Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03

Autores

  • Míria Gomes de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Paulo Vinícius Baptista da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Palavras-chave:

Educação Étnico-Racial no Brasil. Formação Inicial de Professores. Análise Crítica do Discurso.

Resumo

Passados treze anos da promulgação da Lei 10.639/03 que estabelece o estudo das contribuições dos povos do continente africano e da diáspora afrodescendente para a história, arte e cultura brasileiras, propomos, neste artigo, mapear seus impactos, tendo em vista a construção de sentidos em torno da efetividade e eficácia (Santos, 1985) da lei. Nosso corpus discute a recepção durante seminário temático em turma de licenciatura em língua portuguesa. Entendendo discurso como prática ideológica que constitui, naturaliza, sustenta e modifica significados no/sobre o mundo (Rogers, 2004), apontamos a dupla referenciação em torno do que seja a obrigatoriedade da lei nos momentos em que os interlocutores se envolvem em armadilhas discursivas.

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Biografia do Autor

Míria Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Míria Gomes de Oliveira possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professora na FAE-UFMG, onde coordena a área de Língua Portuguesa do PIBID-FAE/UFMG e integra a equipe de pesquisadores do CEALE e do GPELL/FAE/UFMG. Possui formação na área de Linguística Aplicada e Linguística, com ênfase em Análise Crítica do Discurso.

Paulo Vinícius Baptista da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Paulo Vinícius Baptista da Silva possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Foi Editor da Educar em Revista (2009-2011), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2012), coordenação do GT Educação e Relações Raciais da ANPED (2010-2011), representante da Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Oliveira, M. G. de, & Silva, P. V. B. da. (2016). Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61123

Edição

Seção

Educação e Relações Étnico-Raciais