Pseudociências e os Desafios Atuais Impostos ao Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236121157vs01

Palavras-chave:

Negacionismo, Fake News, Teorias da Conspiração, Viés Cognitivo

Resumo

O artigo se propõe a apresentar reflexões conceituais sobre as pseudociências, introduzir à natureza psicológica das crenças pseudocientíficas, expor alguns indícios do quanto estão disseminadas entre brasileiros e seus efeitos danosos no contexto da pandemia de COVID-19. Há indícios que, aproveitando-se do excesso de informações e pensamento crítico e científico pouco acurado da população em geral, as crenças pseudocientíficas foram disseminadas através de fake news, negacionismo e teorias da conspiração a ponto de moldar narrativas e políticas públicas. Apresenta-se então algumas estratégias claras e concisas sobre como o ensino de ciências pode ser aprimorado com o objetivo de combater as pseudociências.

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Biografia do Autor

Daniel Victor Lima de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM – Brasil

Daniel Victor Lima de Souza possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Graduação em Ciencias Biológicas, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente interessado na aplicação do ensino de ciências no combate às pseudociências.

Irlane Maia de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM – Brasil

Irlane Maia de Oliveira é doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atua como professora Adjunta, Classe A da Universidade Federal do Amazonas no Departamento de Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM/UFAM.

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Souza, D. V. L. de, & Oliveira, I. M. de. (2024). Pseudociências e os Desafios Atuais Impostos ao Ensino de Ciências. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236121157vs01

Edição

Seção

Artigos