Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo

Autores

  • Steferson Zanoni Roseiro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES - Brasil
  • Sandra Kretli da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES - Brasil

Palavras-chave:

Currículos, Capitalismo, Filosofia do Erro, Regime Funcional

Resumo

Partindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES - Brasil

Steferson Zanoni Roseiro é professor na Educação Infantil da Rede Municipal de Cariacica/ES e mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES - Brasil

Sandra Kretli da Silva é professora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação e do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Roseiro, S. Z., & Silva, S. K. da. (2018). Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)