Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo
Palavras-chave:
Currículos, Capitalismo, Filosofia do Erro, Regime FuncionalResumo
Partindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais.Downloads
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Publicado
2018-06-19
Como Citar
Roseiro, S. Z., & Silva, S. K. da. (2018). Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74759
Edição
Seção
Artigos