Programa de conservação de água em hospitais: estudo de caso do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas

Autores

  • Marina Sangoi de Oliveira Ilha Universidade Estadual de Campinas
  • Solange da Silva Nunes Universidade Estadual de Campinas
  • Lia Soares Salermo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Hospital, uso racional de água, vazamento

Resumo

Cada vez mais, a adoção de medidas relacionadas com a conservação de água tem se tornado fundamental nos edifícios públicos e institucionais, devido ao alto custo de operação dos mesmos. Além disso, a economia advinda da redução do consumo pode possibilitar não somente o custeio de outros itens necessários ao seu funcionamento, mas também a disponibilização desse volume economizado para o atendimento de novos usuários com a mesma infra-estrutura urbana instalada, contribuindo, assim, para a conservação do meio ambiente, premissa básica do desenvolvimento sustentável de qualquer nação. Inserido neste contexto, este artigo descreve a metodologia usada para implementação do Programa de Uso Racional da água no Hospital das Clínicas da UNICAMP, bem como os resultados obtidos. Este estudo pode subsidiar o desenvolvimento de ações similares em edificações dessa tipologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24.04.2008

Como Citar

ILHA, M. S. de O.; NUNES, S. da S.; SALERMO, L. S. Programa de conservação de água em hospitais: estudo de caso do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 91–97, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3677. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)