Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas

Autores/as

  • Leticia Santos Machado de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP (campus são Paulo)
  • Marina Sangoi de Oliveira Ilha Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP - Brasil

Palabras clave:

, Teaching, learning, plumbing systems, building services

Resumen

O escopo e a complexidade do projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários vêm aumentando ao longo dos anos, sendo necessário que os alunos de graduação desenvolvam habilidade de análise. Além disso, a dificuldade de concentração por longos períodos, característica dos jovens na atualidade, fazem com que as aulas expositivas sejam cada vez menos eficazes na construção do conhecimento. Inserido nesse contexto, este artigo objetiva avaliar o uso da abordagem baseada em problemas em duas disciplinas do curso de Engenharia Civil voltadas para o projeto desses sistemas. Foram propostas situações-problema para o desenvolvimento do conteúdo. A avaliação da aplicação foi efetuada por meio de entrevista coletiva e de questionários estruturados aplicados aos alunos e aos docentes, além das notas obtidas pelos alunos nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam certa resistência dos alunos em adotar uma atitude proativa no seu aprendizado, sem o devido estudo prévio e a dependência do docente durante a realização das atividades. Verificou-se que a carga horária elevada dos alunos contribuiu para esse resultado, sendo importante repensar o curso como um todo, preferencialmente de forma interdisciplinar. Há que se pensar em estratégias que motivem e que auxiliem os alunos no estudo e na preparação prévios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leticia Santos Machado de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP (campus são Paulo)

Diretoria de Construção Civil

Marina Sangoi de Oliveira Ilha, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP - Brasil

Arquitetura e Construção

Publicado

12.03.2019

Cómo citar

ARAÚJO, L. S. M. de; ILHA, M. S. de O. Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 203–217, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/82076. Acesso em: 11 may. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a