Análise quantitativa na área de estudos ambiente-comportamento

Autores

  • Maria Cristina Dias Lay Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Antônio Tarcísio da Luz Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Análise quantitativa, Estudos ambiente-comportamento, Análise estatística não-paramétrica, Sistema de informação geográfica, Análise sintática

Resumo

Este artigo introduz procedimentos de pesquisa geralmente aplicados na área de estudos Ambiente-Comportamento, disponíveis e aplicáveis aos diversos tópicos que abordam aspectos do ambiente construído - desde estudos da edificação a estudos urbanos. Para tal, a área de estudos Ambiente-Comportamento é conceituada e situada dentro dos estudos arquitetônicos e urbanos, sendo apresentadas as suas principais características e implicações metodológicas para a pesquisa. Apesar da ênfase na utilização complementar de múltiplos métodos qualitativos e quantitativos, este artigo concentra-se na apresentação de métodos utilizados para descrever e analisar quantitativamente os dados coletados em pesquisas na área de ambiente e comportamento. Além dos testes estatísticos não-paramétricos, utilizados para analisar dados coletados através de questionários, são apresentadas análises quantitativas alternativas e complementares, as quais estão baseadas na informação numérica contida em representações espaciais gráficas, tais como linhas, pontos e polígonos, como os procedimentos de análise envolvendo Sistemas de Informação Geográfica (SIG). É, também, apresentado o procedimento de análise sintática, aplicado em estudos urbanos ou de uma edificação, o qual possibilita, por exemplo, a identificação dos diferentes níveis de acessibilidade e potencial de movimento das vias constituintes, de acordo com a configuração espacial existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18.04.2008

Como Citar

LAY, M. C. D.; REIS, A. T. da L. Análise quantitativa na área de estudos ambiente-comportamento. Ambiente Construído, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 21–36, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3616. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>