Avaliação das propriedades físicas e mecânicas de placas cimentícias com adição combinada de microfibra de celulose e microcelulose cristalina

Autores

  • Géssica Bilcati UTFPR
  • Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Ajuz Holzmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sarah Honorato Lopes da Silva Tamura Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Cement boards, Microfiber cellulose, crystalline microcellulose

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar o potencial da microfibra de celulose (FC) combinada com a microcelulose cristalina (MCC) para a produção de placas cimentícias. Corpos de prova foram confeccionados por prensagem e suas propriedades físicas e mecânicas foram avaliadas após 28 dias. Os resultados de módulo de ruptura e elasticidade indicaram que a formulação combinada FC 0.5-MCC 0.6 apresentou melhoria significativa quando comparadas as placas cimentícias de referência. Os resultados de inchamento em espessura e módulo de elasticidade de todas as placas cimentícias produzidas com adição combinada de microfibra de celulose e microcelulose cristalina, atendem os requisitos mínimos da norma para placas cimentícias, mostrando-se uma alternativa interessante para novas tecnologias em fibrocimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13.03.2025

Como Citar

BILCATI, Géssica; COSTA, Marienne do Rocio de Mello Maron da; HOLZMANN, Henrique Ajuz; TAMURA, Sarah Honorato Lopes da Silva. Avaliação das propriedades físicas e mecânicas de placas cimentícias com adição combinada de microfibra de celulose e microcelulose cristalina. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/138847. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Edição especial: os melhores artigos do ENARC 2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.