Análise hierárquica para escolha entre agregado natural e areia de britagem de rocha para confecção de argamassas de revestimento

Autores

  • Alécio Júnior Mattana Instituto Federal do Paraná
  • Marcelo Henrique Farias de Medeiros Universidade Federal do Paraná
  • Narciso Gonçalves da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

argamassa, areia natural, areia britada, análise hierárquica

Resumo

Muitas vezes as tomadas de decisão na indústria da construção são complexas, pois envolvem muitas variáveis, sendo trabalhoso agrupá-las e realizar uma avaliação global do problema. O método de análise hierárquica (AHP) é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão em problemas de engenharia, nos quais diversos fatores devem ser levados em conta na escolha de métodos, produtos ou materiais. O objetivo principal deste artigo é mostrar a forma de aplicação do método de análise hierárquica para sistematizar tomadas de decisões na indústria de argamassas industrializadas. É apresentado um roteiro para verificar o traço de argamassa que apresenta melhor desempenho, considerando determinados resultados de ensaios e um conjunto de critérios previamente estabelecidos. A aplicação da AHP para esse problema resulta em um índice global que caracteriza o desempenho dos materiais com relação ao conjunto de critérios utilizado. O resultado apontou que a técnica de análise hierárquica pode ser eficaz apara apoiar a tomada de decisões na escolha de argamassas industrializadas. Na análise hierárquica realizada neste estudo, concluiu-se que, para os materiais envolvidos neste trabalho, a substituição da areia natural por areia de britagem é vantajosa em 78% dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alécio Júnior Mattana, Instituto Federal do Paraná

Professor do Curso de Edificações do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba.

Mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná.

Marcelo Henrique Farias de Medeiros, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Construção Civil (DCC)

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC)

Área de Pesquisa: Materiais de Construção

Narciso Gonçalves da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa, Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

06.12.2012

Como Citar

MATTANA, A. J.; MEDEIROS, M. H. F. de; SILVA, N. G. da; COSTA, M. do R. de M. M. da. Análise hierárquica para escolha entre agregado natural e areia de britagem de rocha para confecção de argamassas de revestimento. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 63–79, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/26441. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)