Avaliação dos mecanismos de aderência entre argamassa colante e substrato não poroso

Autores

  • Eduardo Pereira Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Isac José da Silva Votorantim Cimentos
  • Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Aderência, Argamassa colante, Substratos não porosos.

Resumo

A resistência de aderência de um sistema de revestimento cerâmico é uma das mais importantes propriedades deste tipo de acabamento. O conhecimento das propriedades dos substratos e argamassas, e a capacidade de bem avaliar a interação entre os elementos são preceitos básicos para construírem-se revestimentos duráveis. Nesse sentido, o aperfeiçoamento dos modelos que descrevem os mecanismos de aderência, objetos de estudo deste trabalho, são essenciais, principalmente devido a diferenças nas características dos materiais relativas à porosidade, verificadas tanto em substratos como nas placas. O planejamento experimental consistiu no assentamento de um revestimento cerâmico externo utilizando-se a técnica de piso sobre piso, ensaios de resistência de aderência, aquisição de imagens em MEV dos pisos retirados do campo de testes e caracterização das argamassas colantes de estudo. Os resultados mostraram uma relação entre a resistência de aderência e a extensão de contato entre a argamassa e o substrato, indicando que o mecanismo de aderência para o assentamento de placas sobre substratos não porosos está diretamente relacionado com a extensão do contato entre os materiais, resultando em um modelo de aderência para o caso de revestimento cerâmico em substrato pouco poroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Pereira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Engenheiro Civil pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2009) e Mestre em Engenharia de Construção Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná - PPGECC/UFPR, com ênfase em Materiais de Construção e Estruturas (2012). Professor Colaborador de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná e Pesquisador nos Observatórios SESI/ SENAI/ IEL.

Isac José da Silva, Votorantim Cimentos

Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1995) e doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Construção Civil do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná e Coordenadora do PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da UFPR.

Downloads

Publicado

2013-06-26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)