Recomendações para a implementação da interoperabilidade entre SINAPI e normas da série NBR 15965
Palavras-chave:
interoperabilidade, BIM, custo, orçamento, SINAPI, NBR 15965Resumo
A intercambialidade das informações é um dos requisitos para a digitalização da informação. Nas obras públicas brasileiras, a digitalização passa pela integração do orçamento, estruturado a partir do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), com o Building Information Model (BIM). A norma NBR 15965 – Sistema de Classificação da Informação da Construção – possui estrutura diferente do SINAPI, dificultando a interoperabilidade. O objetivo desta pesquisa é propor recomendações para essa integração. Para tanto, analisou-se o caso da composição 92722 e sua vinculação com os códigos da norma. Dos 45 códigos da NBR 15965, necessários para caracterização do serviço, 12 estão nas tabelas publicadas “0P”, “1F” e “5I”; 19 poderiam estar nas tabelas já publicadas “0M”, “0P”, “1S” e “5I” e 11 poderiam ser considerados nas futuras tabelas “2Q”, “2N”, “3R”, “3E” e “4A”. Como recomendações, sugere-se: associar propriedades (tempo, custo, consumos) aos coeficientes das composições do SINAPI e inserir insumos, propriedades de materiais e critérios condicionantes para a seleção de um serviço na norma. A principal contribuição é a identificação dos atributos faltantes no SINAPI e na NBR 15965, configurando uma primeira iniciativa para a integração entre ambos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621