Avaliação da submedição de água em edificações residenciais unifamiliares: o caso das unidades de interesse social localizadas em Campinas, no estado de São Paulo

Autores/as

  • Leonel Gomes Pereira LM Projetos / Contajusta
  • Marina Sangoi de Oliveira Ilha Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Medição de água, Hidrômetro, Erro de medição, Submedição, Torneira de bóia

Resumen

Estima-se que atualmente no Brasil cerca de 8% a 23% do volume de água potável produzido seja perdido em função da submedição. Em sistemas de abastecimento indireto, é comum a ocorrência de baixas vazões, devido à utilização de válvulas de bóia convencionais. Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido com o objetivo de determinar o volume não contabilizado (perdas) por submedição, identificar suas causas e obter, assim, subsídios necessários à proposição de medidas que conduzam à otimização da medição de água. Contempla duas etapas: uma investigação em campo e uma investigação laboratorial. A coleta de dados em campo foi efetuada mediante a instalação de medidores volumétricos em série com os medidores das edificações selecionadas e aferição dos medidores em faixas de vazão determinadas. A investigação laboratorial foi efetuada para a verificação do comportamento de uma torneira de bóia convencional e de uma de alta vazão ante uma mesma situação de abastecimento, avaliando-se a ocorrência da submedição. O estudo permitiu verificar o volume de água não contabilizado pelo hidrômetro, e ampliar o conhecimento sobredo comportamento das vazões no setor de abastecimento abordado. Foi , a determinado ção doum indicador de consumo das residências investigadas e realizada a avaliação dos medidores instalados quanto à precisão da medição, identificando as perdas por submedição, além da verificação do comportamento das torneiras de bóia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

11.08.2008

Cómo citar

PEREIRA, Leonel Gomes; ILHA, Marina Sangoi de Oliveira. Avaliação da submedição de água em edificações residenciais unifamiliares: o caso das unidades de interesse social localizadas em Campinas, no estado de São Paulo. Ambiente Construído, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 7–21, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/5356. Acesso em: 29 ago. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.