Protagonismo feminino em melhorias habitacionais

revisão e análise de dados sobre tecnologias sociais e assistência em Habitação de Interesse Social

Autores/as

Palabras clave:

Melhorias habitacionais, Habitação de Interesse Social, Capacitação técnica, Ferramentas digitais

Resumen

O estudo investiga o estado da arte, sobre a atuação de mulheres em contextos de Habitação de Interesse Social, com ênfase na capacitação por meio de tecnologias sociais, a partir de revisão sistemática da literatura articulada à análise de dados empíricos obtidos por meio de questionários aplicados em moradoras de conjuntos habitacionais. A análise revelou que apesar da crescente discussão sobre a participação feminina na habitação, em movimentos por moradia e em processos autogeridos, há uma lacuna na literatura no que tange a relação entre a capacitação técnica, por meio de ferramentas digitais, de mulheres e sua atuação direta nas reformas e adaptações de suas moradias. Observa-se, ainda, que os dados coletados indicam uma percepção positiva do potencial das atividades de reforma e capacitação como alternativa de geração de renda e melhorias nas próprias casas. Compreender que a capacitação das mulheres é essencial para promover habitações mais adequadas, evidenciando a importância de estratégias que ampliem o acesso à assistência técnica, relacionando diretamente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 3, 5, 10 e 11.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nádia Gonçalves Leite, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra no programa de pós-graduação em Ambiente Construído (PROAC) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2024). Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem (2021), em Arquitetura e Cidades (2022) e em Desenho Técnico Arquitetônico (2024). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Rede de Ensino Doctum (2020). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em desenvolvimento de práticas projetuais voltadas à Arquitetura Emergencial, Habitação de Interesse Social e Gênero. Atualmente integra o grupo [MORA] - Pesquisa em habitação, dedicado a desenvolver projetos interdisciplinares de pesquisa e extensão relacionados a HABITAÇÃO e financiados por órgãos nacionais e internacionais.

Publicado

15.10.2026

Cómo citar

LEITE, Nádia Gonçalves; VILLA, Simone Barbosa. Protagonismo feminino em melhorias habitacionais: revisão e análise de dados sobre tecnologias sociais e assistência em Habitação de Interesse Social. Ambiente Construído, [S. l.], v. 26, 2026. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/155251. Acesso em: 17 oct. 2026.

Número

Sección

Edição especial SBQP 2025

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >> 

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.