Avaliação pós-ocupação da qualidade na habitação por meio do aplicativo “Como você mora?”: estudo de caso na cidade de Uberlândia
Palavras-chave:
Avaliação Pós-Ocupação, Inovação Tecnológica, Qualidade espacial e ambiental, Habitação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar parte da pesquisa “COMO VOCÊ MORA: Sistema Interativo de Avaliação Pós-Ocupação da Qualidade do Habitar em Meios Digitais”, expondo um estudo de caso a partir da avaliação pós-ocupação realizada por meio de um aplicativo. A pesquisa em questão representa um projeto de inovação tecnológica realizado através da parceria entre a Faculdade de Computação e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, da Universidade Federal de Uberlândia, cujos resultados principais incluem o desenvolvimento de aplicativo/questionário interativo intitulado “Como Você Mora”, conectado a um banco de dados de gerenciamento de avaliações pós-ocupacionais (APOs), denominado “Sistema APO Digital”. O artigo pretende utilizar-se de um dos testes de validação do aplicativo/ questionário, para demonstrar os tipos e padrões de dados coletados pelo sistema, suas possíveis análises em estudo de caso, além de apresentar o próprio aplicativo. Os avanços tecnológicos propostos contribuem para a ampliação da qualidade dos dados obtidos e do envolvimento do usuário no momento da aplicação do questionário. Desse modo, espera-se que os resultados da pesquisa favoreçam uma melhora na qualidade das habitações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.