Influência do índice de massa corpórea e frequência de atividades físicas no conforto térmico humano: análise estatística de dados de estudo de campo com usuários de escritórios em Florianópolis, SC

Autores

  • Matheus de Cezaro Menegatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Forgiarini Rupp Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enedir Ghisi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

conforto térmico, índice de massa corpórea, atividade física, ar-condicionado central, ventilação híbrida.

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a influência do índice de massa corpórea (IMC) e da frequência de atividades físicas na sensação, preferência, conforto e aceitabilidade térmica de pessoas que trabalham em escritórios com ventilação híbrida ou que operam com sistema de ar-condicionado central em Florianópolis, SC. Analisaram-se os resultados de 85 estudos de campo (medições ambientais e aplicação de questionários) em três edificações. Os dados foram separados conforme cada modo de operação e subdivididos em dois subgrupos, um de IMC e outro de frequência de atividades físicas; e submetidos a análises estatísticas com as variáveis de conforto térmico. Observou-se uma tendência de os valores de isolamento da vestimenta diminuírem conforme se aumentam os valores de IMC. Sensação, preferência e conforto térmico mostraram relação significativa com os dois modos de operação, quando levados em consideração os valores de IMC. Em geral, indivíduos com maiores IMCs sentem o ambiente mais aquecido, tendem a preferir ambientes mais resfriados e sentem-se mais confortáveis termicamente do que usuários com menores valores de IMC. Os resultados relacionados à frequência de atividades físicas não se mostraram conclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Cezaro Menegatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, Departamento de Engenharia Civil, Centro Tecnológico

Ricardo Forgiarini Rupp, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, Departamento de Engenharia Civil, Centro Tecnológico

Enedir Ghisi, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, Departamento de Engenharia Civil, Centro Tecnológico

Downloads

Publicado

11.07.2018

Como Citar

MENEGATTI, M. de C.; RUPP, R. F.; GHISI, E. Influência do índice de massa corpórea e frequência de atividades físicas no conforto térmico humano: análise estatística de dados de estudo de campo com usuários de escritórios em Florianópolis, SC. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 119–133, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/77878. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>