Caracterização da utilização do BIM no Distrito Federal

Autores

  • Felipe Valadares Faim Carmona Universidade de Brasília/ Aluno Especial
  • Michele Tereza Marques Carvalho Universidade de Brasília/ Professora Adjunta

Palavras-chave:

Adoção do BIM, Dificuldades, Distrito Federal

Resumo

Este estudo visa caracterizar, de forma pioneira, a utilização do BIM por construtoras atuantes no Distrito Federal. O seu objetivo é a obtenção de dados regionalizados que, quando comparados aos de âmbito nacional e estrangeiros, possam retratar a real situação local dessa tecnologia. Sua repetição periódica e replicação em outras localidades podem identificar tendências e peculiaridades, cujo conhecimento pode ensejar medidas que auxiliem na difusão do BIM. Esta pesquisa se fundamentou nas respostas obtidas em questionários eletrônicos enviados por e-mail para profissionais da construção civil do Distrito Federal. Em parte dos dados, foi aplicado o Relative Importance Index para se ponderar as frequências e os valores das respostas. Os resultados indicam uma baixa implementação e a predominância de usos superficiais. Na discussão são exploradas possíveis relações e consequências entre a adoção e o uso da tecnologia, suas dificuldades de implantação, expectativas futuras e características dos profissionais entrevistados e suas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Tereza Marques Carvalho, Universidade de Brasília/ Professora Adjunta

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (2000), especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás (2001) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutoramento pela Universidade de Brasília (2009), sendo a área de pesquisa em construção civil com ênfase em sustentabilidade e habitação de interesse social. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem, gesso, tijolo de gesso, sustentabilidade, planejamento de grandes obras, Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos.

Downloads

Publicado

05.10.2017

Como Citar

CARMONA, F. V. F.; CARVALHO, M. T. M. Caracterização da utilização do BIM no Distrito Federal. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 385–401, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/63996. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.