Solo-cimento autoadensável com incorporação de areia de resíduos de construção civil para aplicação em sistema de vedação vertical
Keywords:
Sustentabilidade urbana, Construções sustentáveis, Agregados recicladosAbstract
Tem-se por objetivo analisar a influência da incorporação de areia de resíduos de construção civil (RCC) no comportamento físico e mecânico de misturas de solo-cimento autoadensável (SCAA), visando sua aplicação em sistema de vedação vertical monolítico. O método consiste em realização dos ensaios laboratoriais, considerando um traço inicial de cimento-solo na proporção 1:5, e mais quatro traços, em que se substitui o solo por areia de RCC em intervalos de 25% até 100%, em massa. No estado fresco, conduziram-se ensaios de espalhamento (faixa de 660 mm a 750 mm), densidade da massa e teor de ar incorporado e, no estado endurecido, ensaios de resistência à compressão simples, absorção de água e índice de vazios. Observou-se melhora na trabalhabilidade e na vazão mássica nas misturas híbridas, obtendo-se maiores resistências mecânicas nos traços com incorporação de 25% e 50% de areia de RCC, indicando um possível intervalo de dosagem ótima. Além disso, a incorporação de areia de RCC diminuiu a absorção de água, com valores abaixo de 20% em todos os traços híbridos. Conclui-se que a utilização de areia de RCC em misturas de SCAA apresenta potencial para aplicação de sistema de vedação vertical monolítico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
Authors of articles published in Ambiente Construído retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons Attribution BY 4.0 license, which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.


