Influência dos métodos de britagem nas propriedades do agregado reciclado de concreto
Palavras-chave:
Agregado reciclado de concreto. Cinética de cominuição. Propriedades do agregado de concreto. Britador de mandíbula. Britador de impacto.Resumo
O principal desafio quanto ao uso dos agregados reciclados de concreto (ARC) como materiais de construção de alto desempenho refere-se à pasta de cimento remanescente de construções anteriores que permanece aderida na superfície dos agregados naturais. As propriedades do ARC podem ser aprimoradas com a seleção de equipamentos de cominuição capazes de promover a liberação entre essa zona de interface, todavia os métodos de britagem são pouco abordados na literatura científica. O presente trabalho visa contribuir para a mudança nesse cenário ao comparar as propriedades de ARC cominuídos em britadores de mandíbulas e de impacto, ambos ajustados a fim de gerar um produto com distribuição granulométrica equivalente. O resultado foi a obtenção de agregados reciclados semelhantes em termos de morfologia de partículas, composição química e mineralógica, de modo que se pode concluir que a liberação da pasta de cimento residual em ambas as rotas de britagem foi análoga. Essa similaridade entre as propriedades confronta a crença comum de que o britador de impacto gera um produto com menor teor de pasta de cimento aderido e com finos excessivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.