Proposta de processo para o desenvolvimento de projetos de empreendimentos públicos

Autores

  • Antônio Arthur Fortaleza Neves Universidade Federal do Ceará - UFC / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas e Construção Civil) - Mestrado Acadêmico.
  • Daniel Ribeiro Cardoso Universidade Federal do Ceará - UFC / DAUD - Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC
  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará - UFC / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas e Construção Civil)

Palavras-chave:

Processo de Desenvolvimento de Projetos, Desenvolvimento de Produto, Target Value Design

Resumo

O processo desenvolvimento de projetos e orçamentos de empreendimentos públicos é realizado de forma fragmentada pelos stakeholders. Essa situação contribui para diversas inadequações de obras, principalmente relacionadas a custos e prazos. O presente trabalho tem como objetivo propor melhorias ao referido processo, utilizando como referencial teórico o Target Value Design (TVD). Para realização do trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso múltiplo. Foram estudadas quatro instituições públicas, compostas de setores de desenvolvimento de projetos, orçamentos e fiscalização de obra. A proposta de investigação abrange os seguintes participantes: cliente; gestor; projetista (arquiteto e engenheiro); orçamentista; e fiscal de obra. A coleta de dados foi realizada com 17 participantes. Como resultado o trabalho apresenta um modelo de processo para o desenvolvimento de projetos de empreendimentos públicos (PDP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <