Isolamento do ruído de impacto no sistema de piso com aplicação de revestimento sobre o piso original

Autores

Palavras-chave:

Ambiente Construído, Construção de Edifícios, Engenharia Civil

Resumo

A classificação de desempenho acústico ao ruído de impacto em sistemas de piso prevista na NBR 15575-3 (ABNT, 2013) é exigência apenas às novas construções de edifícios multi pavimentos. O presente artigo aborda tais problemas de ruídos que ocorrem nos edifícios concluídos antes de 2013 e busca uma classificação de desempenho acústico ao ruído de impacto em sistemas de piso prevista na NBR 15575-3 (ABNT, 2013) é exigência apenas às novas construções de edifícios multipavimentos. O presente artigo aborda tais problemas de ruídos que ocorrem nos edifícios concluídos antes de 2013. O estudo busca uma alternativa para a correção acústica, através da aplicação de novo revestimento sobre piso original. Para tal considerou-se os seguintes condicionantes: facilidade de execução e menor acréscimo na espessura total do sistema de piso. O estudo experimental foi realizado em duas câmaras acústicas e em campo (edifício residencial), quando se verificou a eficiência acústica em um caso real. Os novos revestimentos aplicados sobre o piso original (cerâmica esmaltada) foram: laminado de madeira; porcelanato extrafino e o mesmo tipo de cerâmica original, sendo os dois últimos sem material resiliente entre eles e o piso original. Os resultados mostraram que a proposta tem potencial para corrigir problemas de ruído de impacto em sistemas de piso entre unidades residenciais autônomas sobrepostas. O uso de laminado de madeira sobre o piso original se destaca, combinando maior isolamento ao ruído de impacto (até 28 dB), pequeno acréscimo na espessura final do sistema (1,6 cm) e facilidade de execução.O uso de laminado de madeira sobre o piso original se destaca, combinando maior isolamento ao ruído de impacto (até 28 dB), pequeno acréscimo na espessura final do sistema (1,6 cm) e facilidade de execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilane Aguiar Almeida Xavier, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Tem estudo na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Sedimentologia (2009). É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPB (2017) na área de estruturas e materiais . Possui curso de especialização em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção na Universidade Candido Mendes (2017).

Aluísio Braz Melo, Universidade Federal da Paraíba

Arquiteto, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais (USP – São Carlos), professor Titular do Departamento de Arquitetura e dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) e em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Enildo Tales Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal da Paraíba (2005) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professor associado III do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

07.10.2020

Como Citar

XAVIER, L. A. A.; MELO, A. B.; FERREIRA, E. T. Isolamento do ruído de impacto no sistema de piso com aplicação de revestimento sobre o piso original. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 445–463, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/91160. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.