Avaliação Pós-Ocupação de uma Câmara Bioclimática de Baixo Custo: a percepção térmica e acústica no diagnóstico de um ambiente construído

Autores

  • Livia Yu Iwamura Trevisan Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Rogerio Shibata
  • Gabriel Celligoi
  • Rodrigo Scoczynski Ribeiro
  • Rosemara Santos Deniz Amarilla
  • Eduardo Leite Krüger

Palavras-chave:

Conforto Ambiental, Desempenho de Edificações, Câmara Climática

Resumo

Câmara Bioclimática de Baixo Custo (CBBC) é um laboratório de estudos comparativos de conforto ambiental e desempenho de edificações. Neste artigo, apresenta-se um diagnóstico geral das condições de conforto térmico e acústico proporcionadas pela configuração inicial da CBBC, a partir de alguns resultados da avaliação pós-ocupação (APO) — a qual também englobava aspectos de conforto lumínico, ergonômico e funcional. Inicialmente, faz-se uma breve contextualização sobre APO. No delineamento experimental, apresentam-se a estrutura e as funcionalidades da CBBC, detalha-se o monitoramento de variáveis ambientais, o protocolo de operação da CBBC e a metodologia adotada na APO. Na sequência, constam os resultados da APO realizada por 136 voluntários em agosto de 2018, sob condições de ventilação forçada, porém sem interferência de climatização artificial. A maioria dos ocupantes declarou sentir-se confortável com a temperatura do ar interna (84,6%). Em contrapartida, mais de um quinto dos ocupantes declararam estar insatisfeitos (19,1%) ou muito insatisfeitos (2,2%) com o nível de ruído na CBBC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08.05.2020

Como Citar

TREVISAN, L. Y. I.; SHIBATA, R.; CELLIGOI, G.; RIBEIRO, R. S.; AMARILLA, R. S. D.; KRÜGER, E. L. Avaliação Pós-Ocupação de uma Câmara Bioclimática de Baixo Custo: a percepção térmica e acústica no diagnóstico de um ambiente construído. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 285–303, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/91105. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.