O uso de equações preditivas na avaliação do desempenho térmico de um protótipo habitacional constituído de materiais alternativos
Palavras-chave:
Predições de temperatura, Materiais de construção alternativos, Habitação popularResumo
Partindo-se de dados medidos de temperatura interna e externa a uma edificação, pode-se gerar equações preditivas que forneçam uma informação inicial quanto à temperatura a ser alcançada pelo ambiente interno. Esse método oferece um retrato do comportamento térmico de um ambiente com relativa precisão, a partir de poucas variáveis ambientais, dispensando simulações de desempenho. Além disso, como as equações representam o padrão de relações entre o interior e o exterior de determinada edificação de forma puramente matemática, é possibilitada a avaliação de desempenho térmico quando se considera condições climáticas diferentes das originais. Neste artigo, apresenta-se pormenorizadamente o método empregado para a criação de equações preditivas para um protótipo habitacional constituído de material alternativo. São apresentados os resultados de um monitoramento térmico, realizado em dois períodos distintos: no verão e no inverno do ano de 2002. A partir desses resultados, foram geradas as equações e realizadas avaliações de desempenho considerando um período mais abrangente e mais significativo, no caso, o ano climático de referência (TRY) de Curitiba.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.