Avaliação de estratégias para representação e análise do planejamento e controle de obras utilizando modelos BIM 4D
Palavras-chave:
Modelagem da Informação da Construção, Modelos 4D, Estratégias para Representação e Análise de Projetos, Planejamento, ControleResumo
O objetivo deste artigo é avaliar estratégias para representação e análise do planejamento e controle de obras utilizando Modelos BIM 4D, segundo a visão de profissionais da indústria da construção civil brasileira. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica sobre o tema, estudo de caso em um empreendimento com utilização do modelo para planejamento e controle da obra e o desenvolvimento e aplicação de questionário digital para avaliação das potencialidades e estratégias pelos profissionais do setor. O questionário da pesquisa abordou estratégias para representação e análise utilizando cores para diferenciação das atividades internas, alternativas de monitoramento do avanço físico através de simulação dos cronogramas Planejado e Realizado, e visualização deles em tela dividida, além de avaliação sobre adoção de modelos 4D. Os resultados obtidos indicam os graus de importância e aplicabilidade dos aspectos analisados na visão geral dos participantes e estratificados por nível de conhecimento sobre BIM, formação profissional, área de atuação e grau acadêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.