O efeito da utilização de ventiladores de teto no conforto térmico em salas de aulas com condicionamento híbrido em um local de clima quente e úmido

Autores

  • Renata De Vecchi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Christhina Cândido University of Sydney
  • Roberto Lamberts Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

conforto térmico, velocidade do ar, climatização híbrida

Resumo

Em climas quentes e úmidos, é sabido que a velocidade do ar exerce um papel importante no conforto, promovendo as trocas térmicas entre nossa pele e o ambiente. Com isso em mente, o objetivo principal deste trabalho é avaliar o efeito de valores elevados de velocidade do ar (0,20-1,35 m/s) no conforto térmico de ocupantes em salas de aula com sistema de condicionamento híbrido (ar condicionado + ventiladores de teto), localizadas em uma região de clima quente e úmido. Para esse fim, questionários foram aplicados em alunos de graduação, simultaneamente às medições instrumentais ambientais (temperatura do ar, umidade relativa, temperatura de globo e velocidade do ar). Os resultados sugerem que, para as condições do experimento e em ambientes condicionados artificialmente, os usuários podem aceitar, e até preferir, a velocidade do ar acima de 0,90 m/s, se associada a valores de temperatura mais elevados (25 a 28 ºC) em climas quentes e úmidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata De Vecchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Renata De Vecchi

Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário, Trindade. Caixa Postal 476. Florianópolis/SC – Brasil. CEP 88040-900. 
Tel.: 48 3721 5184

E-mail: renata.vecchi@labeee.ufsc.br

Christhina Cândido, University of Sydney

Christhina Candido

Faculty of Architecture, Design and Planning.
University of Sydney, Sydney – Australia NSW, 2006.
Tel.: (612) 9351-3206

E-mail: christhina.candido@sydney.edu.au

Roberto Lamberts, Universidade Federal de Santa Catarina

Roberto Lamberts

Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário, Trindade. Caixa Postal 476. Florianópolis/SC – Brasil. CEP 88040-900. 
Tel.: 48 3721 2390

E-mail: roberto.lamberts@ufsc.br

Downloads

Publicado

09.10.2013

Como Citar

DE VECCHI, R.; CÂNDIDO, C.; LAMBERTS, R. O efeito da utilização de ventiladores de teto no conforto térmico em salas de aulas com condicionamento híbrido em um local de clima quente e úmido. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 189–202, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/38862. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>