Estudo do desempenho do peitoril ventilado para aumentar a ventilação natural em escolas de Maceió/AL

Autores

  • Leonardo Salazar Bittencourt Universidade Federal de Alagoas
  • Alexandre da Silva Sacramento Universidade Federal de Alagoas
  • Christhina Cândido Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thalianne Leal Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ventilação natural, Peitoril ventilado, Ambientes escolares

Resumo

A crise de energia deflagrada em 2001 no Brasil revelou um elevado nível de desperdício energético no país. A necessidade de ampliar-se a eficiência energética intensificou a discussão sobre o desperdício energético das edificações. Assim, a demanda para a concepção de edifícios com maior eficiência energética foi incrementada. Estas construções deveriam primar pela utilização de meios passivos de refrigeração e iluminação que apresentem menor dependência dos meios mecânicos, como aparelhos de ar condicionado e sistemas de iluminação artificial. Para o bom aproveitamento das condições regionais, adequando a edificação ao clima, o desempenho de diversos componentes dos edifícios, entre eles os peitoris ventilados, necessita de maior investigação. Este trabalho investiga a adoção do peitoril ventilado como forma de melhorar a distribuição do fluxo de ar em ambientes escolares. Verifica os desempenhos quantitativo e qualitativo desse componente em relação à ventilação natural. Os resultados demonstraram que o peitoril ventilado apresentou-se capaz de aumentar o fluxo de ar no interior das salas estudadas, particularmente no plano de trabalho dos estudantes.

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Publicado

2008-04-28

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