Simulação da luz natural: combinação dos algoritmos de raytracing e radiosidade e aplicações na Arquitetura
Palabras clave:
iluminação, simulação, conforto, eficiência energéticaResumen
Este artigo apresenta o sistema MESTRE para a simulação da propagação da luz, com aplicação no ambiente construído. O sistema foi desenvolvido pelo autor na linguagem Java, com o intuito de criar uma ferramenta de alta portabilidade para o ensino em laboratório e à distância. O sistema permite acesso à discussão conceitual e de eficiência dos procedimentos de simulação. Em breve revisão da teoria a respeito, as equações básicas de projeção de objetos no plano são apresentadas. A metodologia de cálculo de luminância, que combina os algoritmos de raytracing e de radiosidade, é explicada. A produção de texturas diversas é mencionada. Alguns exemplos demonstram possíveis e promissoras aplicações.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621