Sequência metodológica para a estimativa da iluminação natural e suas implicações em sistemas de avaliação de desempenho de edificações

Autores

  • Raphaela Walger da Fonseca Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

iluminação natural, consumo energético, redes neurais artificiais, método simplificado

Resumo

Este trabalho teve por objetivo propor um método simplificado que integre a aplicação de redes neurais artificiais (RNA) com zoneamento de iluminação natural para a estimativa da redução do consumo energético de edifícios não residenciais em função do aproveitamento da luz natural. Utilizou-se metamodelagem, sendo as redes treinadas com base em resultados obtidos através de simulações computacionais energéticas integradas. Utilizou-se a técnica de amostragem Hipercubo Latino para gerar os dados de entrada, que foram parametrizados com o plug-in Grasshopper e simulados com o plug-in Diva, do programa Rhinoceros. Para a aplicação do método propôs-se uma RNA tendo como parâmetro de saída densidade de potência de iluminação em uso combinada, através de ponderação por área, com um zoneamento de iluminação natural que considera o dinamismo do clima. Discutiu-se a relação entre a sequência proposta, cujos erros foram inferiores a 5%, o RTQ-C e índices mínimos de iluminação natural. Como conclusão geral, pode-se dizer que o método simplificado tem potencial para ser replicado e utilizado dadas sua precisão, velocidade e facilidade de aplicação. Para a aplicação do método em instrumentos de regulação, é importante que os índices mínimos de desempenho luminoso sejam cuidadosamente avaliados devido a seu impacto significativo no consumo energético das edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela Walger da Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Conforto Ambiental e Eficiência energética

Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFSC

Laboratório de Conforto Ambiental  - UFSC

Laboratório de EFiciência Energética em Edificações - UFSC

Centro Brasileiro de ficiência Energética - CB3E

Fernando Oscar Ruttkay Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Conforto Ambiental e Eficiência energética
Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFSC
Laboratório de Conforto Ambiental - UFSC
Centro Brasileiro de ficiência Energética - CB3E

Downloads

Publicado

02.12.2016

Como Citar

FONSECA, R. W. da; PEREIRA, F. O. R. Sequência metodológica para a estimativa da iluminação natural e suas implicações em sistemas de avaliação de desempenho de edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 55–68, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/63364. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Conforto e Eficiência Energética no Ambiente Construído

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.