Avaliação das características e resistência à abrasão de tintas imobiliárias formulados com pigmento de Curcuma Longa L.

Autores

  • Fernanda Cardoso Faria Universidade Federal do Paraná
  • Aloísio Leoni Schmid Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Isabela Pagani Heringer de Miranda Tribunal de Justiça do Estado de Roraima - TJRR

Palavras-chave:

Tintas imobiliárias. Formulações. Desempenho. Resistência à abrasão. Pigmento vegetal.

Resumo

O presente estudo buscou formular tintas artesanais para pinturas de murais cujos pigmentos sejam oriundos de plantas, considerando a necessidade de aditivos e técnicas capazes de garantir um bom desempenho para paredes internas de edificações. A falta de receitas e publicações sobre a proporção de cada componente para a obtenção de uma tinta com bom desempenho motivou a elaboração da presente pesquisa, em que foram desenvolvidas formulações através de delineamento experimental de misturas para obter suspensões homogêneas que estejam em conformidade com os limites de desempenho definidos pela NBR 15079-1:2021. O desempenho das misturas frente ao ensaio de resistência à abrasão (RAU) foi avaliado de acordo com as variações das proporções dos componentes das misturas e as variáveis de pH e viscosidade. Os resultados indicam que os índices mais elevados de RAU foram alcançados ao elevar os níveis de pigmento e bactericida, ao passo que altos índices de pH apresentaram viscosidade elevada e bom desempenho frente à RAU, e vice-versa. Através do presente estudo, conclui-se que é possível elaborar tintas com pigmentos de Curcuma Longa L. e insumos naturais com desempenho satisfatório para aplicação e elaboração de pinturas murais em paredes internas de edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cardoso Faria, Universidade Federal do Paraná

Arquiteta e Urbanista - UNESP, Mestre em Enenharia Civil - UFPR

Downloads

Publicado

11.01.2024

Como Citar

FARIA, F. C.; SCHMID, A. L.; MIRANDA, I. P. H. de. Avaliação das características e resistência à abrasão de tintas imobiliárias formulados com pigmento de Curcuma Longa L. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/124650. Acesso em: 14 abr. 2024.