Padrões de ocupação do solo e microclimas urbanos na região de clima tropical continental brasileira: correlações e proposta de um indicador

Autores

  • Denise Helena Silva Duarte Universidade de São Paulo
  • Geraldo Gomes Serra Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Microclimas urbanos, Conforto ambiental, Urbano, Padrões de ocupação urbanos, Planejamento urbano, Indicadores

Resumo

O objeto deste trabalho é o microclima urbano nas cidades brasileiras na região de clima tropical continental. O objetivo é medir as correlações entre a temperatura do ar e alguns parâmetros de ocupação do solo na região, usando variáveis de planejamento que podem ser regulamentadas pela legislação municipal, mostrando a existência de fenômenos climáticos urbanos diferenciados para o período diurno e noturno. Tendo em vista as correlações encontradas, propõe-se um indicador relacionando densidade construída, arborização e superfícies d’água em áreas urbanizadas, a fim de orientar as medidas necessárias para amenizar o rigor climático nas cidades da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.04.2008

Como Citar

DUARTE, D. H. S.; SERRA, G. G. Padrões de ocupação do solo e microclimas urbanos na região de clima tropical continental brasileira: correlações e proposta de um indicador. Ambiente Construído, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 7–20, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3447. Acesso em: 22 fev. 2024.