Impacto da vegetação nos microclimas urbanos e no conforto térmico em espaços abertos em função das interações solo-vegetação-atmosfera

Autores

  • Paula Shinzato Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU USP
  • Denise Helena Silva Duarte Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU USP

Palavras-chave:

vegetação urbana, índice de área foliar, ENVI-met

Resumo

Este estudo é parte de uma investigação sobre o impacto da vegetação nos microclimas urbanos, abaixo do dossel, em função das interações solo-vegetação-atmosfera. Esta pesquisa teve como objetivos: (1) quantificar o impacto da vegetação por meio de medições microclimáticas; (2) fazer uso do modelo preditivo ENVI-met 3.1 para simular o efeito microclimático da vegetação com diferentes características; (3) quantificar o impacto no conforto humano, com a aplicação do índice de conforto externo TEP -Temperatura Equivalente Percebida. O método é indutivo, por meio de medições de campo realizadas no Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), na cidade de São Paulo, com o registro de dados microclimáticos por duas estações meteorológicas dentro do parque e o levantamento de dados de estações fixas externas ao parque, além das variáveis do dossel arbóreo e do solo; e dedutivo, após a calibração entre dados medidos e simulados pelo modelo ENVI-met 3.1 e simulações de um mesmo cenário, variando-se as características do dossel. Dois métodos não destrutivos indiretos foram utilizados para estimar o índice de área foliar (IAF): com o equipamento LAI-2000 e pós-processamento de fotos hemisféricas. Dentre todas as variáveis medidas e simuladas, os valores da temperatura radiante média são os mais impactados sob o dossel da vegetação arbórea, influenciando diretamente o conforto térmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Shinzato, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU USP

Pós-doutoranda e pesquisadora colaboradora do 

Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética - LABAUT- USP

Departamento de Tenologia da FAU USP

Denise Helena Silva Duarte, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU USP

Professora da FAU USP

coord. Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética - LABAUT- USP

Departamento de Tenologia da FAU USP

Downloads

Publicado

06.06.2018

Como Citar

SHINZATO, P.; DUARTE, D. H. S. Impacto da vegetação nos microclimas urbanos e no conforto térmico em espaços abertos em função das interações solo-vegetação-atmosfera. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 197–215, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/72393. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)