O conteúdo da estratégia de produção: uma adaptação para a construção de edificações
Palavras-chave:
Pequenas empresas, Estratégia de produção, Construção habitacionalResumo
As empresas de construção habitacional tradicionalmente são dirigidas com base em decisões estratégicas tomadas a partir da experiência e intuição de seus dirigentes. Isto faz com que as empresas invistam pouco em processos formais de planejamento estratégico e tenham uma posição competitiva reativa em relação ao mercado. Quando se trata da função produção, a visão operacional e de curto prazo é ainda mais enfatizada, resultando, algumas vezes, em erros de investimentos que podem comprometer a sobrevivência financeira da empresa. Diante disso, este artigo pretende discutir a formulação de estratégias de produção na construção de edificações, dando ênfase à adaptação dos conceitos relacionados ao conteúdo estratégico como forma de despertar o setor para a importância estratégica da produção. Este trabalho está baseado em estudos de caso realizados em pequenas empresas de construção do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.