Análise do conforto ambiental em salas de aula: comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário

Autores

  • Juliana Herlemann Ochoa Universidade Federal de Goiás.
  • Daniel Lima Araújo Universidade Federal de Goiás.
  • Miguel Aloysio Sattler Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Conforto Ambiental, Edifícios Escolares, Percepção do usuário

Resumo

ste trabalho trata da avaliação in loco do conforto ambiental de salas de aula de duas edificações com arquitetura e técnicas construtivas diferentes, que compõe a estrutura da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa objetiva explorar essas edificações, buscando identificar a influência das tecnologias construtivas adotadas e da conformação física das mesmas no seu desempenho. Os dados técnicos levantados foram avaliados por modalidade de conforto. No conforto lumínico, realizaram-se medições próximas aos solstícios e equinócios. Os dados de conforto térmico coletados foram a temperatura e a umidade relativa do ar, por um período de onze meses. Já as medições acústicas buscaram a caracterização expedita do clima de ruídos (soundscape) em ambas as edificações, por meio da coleta dos níveis de pressão sonora ocorrentes ao longo de um dia de atividades cotidianas. Notou-se que apesar de as edificações possuírem orientação solar similar, os resultados de desempenho térmico e lumínico dos edifícios foram bastante diferenciados. Paralelamente às avaliações técnicas, foram aplicados questionários aos usuários das salas estudadas, que buscaram caracterizar a percepção destes, em relação a cada uma das modalidades de conforto. Da comparação dos dados técnicos e perceptivos, observou-se que as opiniões dos usuários não foram condizentes com os resultados da análise técnica. Detectou-se divergências entre a proposta de zona de conforto adotada e a satisfação dos usuários das edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Herlemann Ochoa, Universidade Federal de Goiás.

Mestre em Construção Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Goiás.

Daniel Lima Araújo, Universidade Federal de Goiás.

Professor Associado e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Goiás.

Miguel Aloysio Sattler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado e pesquisador no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-02-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)