Monitoramento da idade inicial de composições de cimento-microcimento
avaliação combinada de reação química e alterações viscoelásticas durante o endurecimento
Palavras-chave:
Microcement, chemical reaction, in situ X-ray diffraction, viscoelasticityResumo
A eficiência do cimento em concretos e argamassas é crucial para reduzir o impacto ambiental da construção, minimizando o consumo de ligante sem comprometer o desempenho. Este estudo avalia a cinética de reação e o endurecimento de pastas produzidas com dois tipos de cimento Portland, cada um com distintas distribuições de tamanho de partículas e características mineralógicas. A contribuição química para o endurecimento foi monitorada por meio de calorimetria isotérmica, enquanto a formação de compostos hidratados foi acompanhada por difração de raios X in situ. As alterações físicas foram avaliadas por reometria oscilatória, com foco no módulo de armazenamento elástico (G'). As proporções de portlandita e etringita detectadas influenciaram as etapas iniciais da reação, mas tiveram pouco efeito na liberação de calor. A análise combinada revela a correlação entre os parâmetros físico-químicos e as mudanças microestruturais, destacando seu papel nas forças de aglomeração e floculação que aceleram o endurecimento das pastas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621