Estudo de misturas compostas por resíduos de scheelita e solos destinados a pavimentação

Autores

Palavras-chave:

Estudo, Misturas, Pavimentação, Solos, Scheelita

Resumo

O crescimento da quantidade de resíduos provenientes da indústria e do meio urbano tem motivado a realização de pesquisas visando o seu aproveitamento em obras de infraestrutura. No Estado brasileiro do Rio Grande do Norte ocorre a exploração do mineral scheelita, que é fonte de obtenção do raro elemento químico Tungstênio, que apresenta importantes aplicações industriais. O seu processo de beneficiamento provoca uma elevada geração de resíduos e danos ambientais decorrentes da formação de pilhas de resíduos. Assim, nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma análise do aproveitamento dos resíduos da mineração de scheelita associados a diferentes tipos de solos provenientes de jazidas de três regiões do estado Rio Grande do Norte. As avaliações técnicas das composições de scheelita e solos foram realizadas por meio de análises de misturas com incrementos de 20%, 40% e 60% de resíduos de scheelita, em massa, associados aos três solos. Os resultados mostraram que as misturas com melhores composições granulométricas para camadas de base de pavimentos foram compostas pelo solo mais grosso entre os solos avaliados com 20% ou 40% de resíduo, conforme normas da AASHTO e ASTM, respectivamente, ou pelo mesmo solo com 20% de resíduo, conforme norma do DNIT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enio Fernandes Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte

Possui graduação em Engenharia Civil (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em Geotecnia pela Universidade de Brasília. Foi Engenheiro Consultor da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) nos anos de 2006 e 2007, trabalhando diretamente com Ações de Saneamento em Áreas Indígenas em todo o Território Nacional. Atuou como Membro Representante do Ministério da Saúde na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - MMA (Ministério do Meio Ambiente) - Brasília - DF, durante o período de fevereiro a dezembro de 2007. Foi Coordenador Local da Área de Construção Civil do IFRN, Campus Natal-Central, no Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) firmado em parceria com a PETROBRAS, durante o período de junho de 2013 a janeiro de 2016. É Sócio Representativo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS) e Sócio Individual da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), desde abril de 2010. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus - Natal-Central, lotado na Diretoria Acadêmica de Construção Civil, lecionando a disciplina de Mecânica dos Solos no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios e as disciplinas de Pavimentação de Estradas e Materiais de Construção no Curso Técnico de Estradas.

Marcos Alyssandro Soares dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2. Professor da pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) UFRN, professor da pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) UFPB, Professor visitante na Universidade de Coimbra (2020). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Engenharia Civil (Estruturas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Minho-Portugal (2012) com tema sobre concreto autoadensável com elevados teores de adições minerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: Impressão 3D em concreto, Compósitos de matrizes cimentícias (concretos, argamassas, cimentos para poços petrolíferos), construção sustentável, propriedades mecânicas e durabilidade de materiais cimentícios.

 

Fagner Alexandre Nunes de França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Concluiu o Mestrado (2007) e o Doutorado (2012) no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo. O Doutorado foi conduzido em parceria com o Prof. Jorge Gabriel Zornberg, da University of Texas at Austin, onde participou como bolsista do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) da CAPES. Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com atuação anterior na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universisdade Estadual Paulista (FEIS/Unesp). Ministra disciplinas em nível de graduação e pós-graduação relacionadas à Engenharia Geotécnica. Áreas de interesse: Mecânica dos Solos, Geossintéticos, Estruturas de contenção, Obras de terra, Métodos de Melhoria dos Solos, Fundações e Técnicas de ensino.

Downloads

Publicado

10.06.2023

Como Citar

SOUZA, G. M. de .; AMORIM, E. . F. .; ANJOS, M. A. S. dos .; FRANÇA, F. A. N. de . Estudo de misturas compostas por resíduos de scheelita e solos destinados a pavimentação. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 117–137, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/126958. Acesso em: 6 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)