Estudo de misturas compostas por resíduos de scheelita e solos destinados a pavimentação
Palavras-chave:
Estudo, Misturas, Pavimentação, Solos, ScheelitaResumo
O crescimento da quantidade de resíduos provenientes da indústria e do meio urbano tem motivado a realização de pesquisas visando o seu aproveitamento em obras de infraestrutura. No Estado brasileiro do Rio Grande do Norte ocorre a exploração do mineral scheelita, que é fonte de obtenção do raro elemento químico Tungstênio, que apresenta importantes aplicações industriais. O seu processo de beneficiamento provoca uma elevada geração de resíduos e danos ambientais decorrentes da formação de pilhas de resíduos. Assim, nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma análise do aproveitamento dos resíduos da mineração de scheelita associados a diferentes tipos de solos provenientes de jazidas de três regiões do estado Rio Grande do Norte. As avaliações técnicas das composições de scheelita e solos foram realizadas por meio de análises de misturas com incrementos de 20%, 40% e 60% de resíduos de scheelita, em massa, associados aos três solos. Os resultados mostraram que as misturas com melhores composições granulométricas para camadas de base de pavimentos foram compostas pelo solo mais grosso entre os solos avaliados com 20% ou 40% de resíduo, conforme normas da AASHTO e ASTM, respectivamente, ou pelo mesmo solo com 20% de resíduo, conforme norma do DNIT.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621