Quem fala consente? Diálogo sobre o dizer e o calar na Academia

Autores

  • Ariadne Cedraz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marciana ZAMBILLO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Raquel Guerreiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.97564

Palavras-chave:

conceito, escrita acadêmica, método da dramatização

Resumo

Este escrito, que se pretende um Texto – conceito exposto por Costa (2017), o qual considera que o encontro com uma escrita produz acontecimento – parte das proposições colocadas por Deleuze em O método da dramatização e em Um manifesto de menos, além de considerar os escritos de Sílvia Balestreri acerca do trabalho de Carmelo Bene e seus desdobramentos. Trata-se de uma escrita que começa em um percurso que se instaura antes mesmo do início de uma sentença e vale-se de Clarice Lispector para firmar-se como algo que começa e cresce pelo meio. Ao mesmo tempo, é um escrito que, a partir de Costa, Deleuze, Guattari, Lapoujade, entre outros autores e artistas, pede passagem para não ter fim. Flertando com a escrita teatral, o presente trabalho intenta apresentar o fenômeno-circunstância – personificado na personagem Palavra dita-demais – por meio do qual conceitos perdem força e sentido, ao serem aplicados e replicados de forma vazia, em nossos próprios discursos. Tal fenômeno sinaliza que dadas palavras-conceito podem virar símbolo de status, assim como podem servir para viabilizar um diálogo que repete o mesmo, sem levar ao pensamento e à criação.

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Biografia do Autor

Ariadne Cedraz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marciana ZAMBILLO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Raquel Guerreiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Cedraz, A., ZAMBILLO, M., & Guerreiro, R. (2019). Quem fala consente? Diálogo sobre o dizer e o calar na Academia. Revista Polis E Psique, 9, 75–98. https://doi.org/10.22456/2238-152X.97564