Trabalhar conceitos como um exercício de transgressão: acontecimento e acontecimentalizar / Working with concepts as a transgression exercise: event and eventualize

Autores

  • Anita Guazzelli Bernardes UCDB

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.51095

Palavras-chave:

Conceito, acontecimento, acontecimentalizar, transgressão

Resumo

O artigo tem como temática o modo como se trabalha com o conceito em uma pesquisa. Para tanto, apoia-se em uma perspectiva pós-estruturalista da Psicologia Social. Parte da discussão sobre o esgotamento do conceito, tomando como analisadores o conceito de governamentalidade foucaultiano e a perspectiva revolucionária que se apresenta neste exercício. A partir disso, propõe-se uma reflexão na qual se opera com o conceito como um acontecimento e um método de acontecimentalizar. Neste sentido, o conceito passa a constituir-se como um plano de bifurcação: é tanto aquilo que provoca um pensamento, quanto um traçado possível deste pensamento, considerando-se, assim, um exercício transgressor. 

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Biografia do Autor

Anita Guazzelli Bernardes, UCDB

Psicóloga e Doutora em Psicologia pela PUCRS, Pesquisadora do CNPq com Bolsa Produtividade em Pesquisa 2 e Docente e Pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Endereço institucional: Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Av. Tamandaré, 6000, Jardim Seminário, Cep: 79117-900. Campo Grande – MS, Brasil. E-mail: anitabernardes1909@gmail.com Tel: (67) 3312-3300/ 33123800 (Mestrado em Psicologia). Fomento: CNPq

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Publicado

2014-12-05

Como Citar

Guazzelli Bernardes, A. (2014). Trabalhar conceitos como um exercício de transgressão: acontecimento e acontecimentalizar / Working with concepts as a transgression exercise: event and eventualize. Revista Polis E Psique, 4(2), 143–154. https://doi.org/10.22456/2238-152X.51095

Edição

Seção

Seção Especial - Conceito, Método, Política