A polifonia na escrita: rastros, riscos e experiência

Autores

  • Fernanda Goulart Martins Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.92298

Palavras-chave:

psicologia social, narrativa ficcional, escrita acadêmica, experimentação metodológica.

Resumo

O texto propõe uma experimentação metodológica, com o intuito de colocar em operação a narrativa ficcional em forma de contos, utilizando o cenário urbano e o estilo literário para dar visibilidade ao engendramento de linhas e forças que compõem tanto um texto, quanto um mapa ou um desenho de trajetos na cidade. Trata-se da aposta em tocar um campo de virtualidade que desenha fluxos visíveis e invisíveis no espaço urbano, por meio do relato de percursos e personagens, da exploração de ritmos e da explicitação de ressonâncias. Nas bordas da escrita acadêmica, o texto busca produzir a transgressão das generalidades que estabelecem a lei do conceito e, com base na filosofia da diferença, compartilha a tentativa de abrir espaço na página escrita para o que dizem os sons, cores, histórias, rastros e riscos, organizados em verbetes-experiência, que desobedecem a ordem alfabética e provocam a reflexão acerca da descrição de conceitos na construção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Fernanda Goulart Martins, Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)

doutoranda e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Goulart Martins, F. (2019). A polifonia na escrita: rastros, riscos e experiência. Revista Polis E Psique, 9(2), 218–231. https://doi.org/10.22456/2238-152X.92298

Edição

Seção

Dossiê - Temas em Debate: Riscos da Criação