Reflorestar os sentidos a partir de saberes feministas e indígenas

Autores

  • Catia Paranhos Martins Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lucas Luís de Faria Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jaileila de Araújo Menezes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.133927

Resumo

Neste ensaio fomentamos o debate pela decolonização dos saberes e das práticas da Psicologia. Primeiro, destacamos os nossos compromissos na busca por questionar as lentes epistemológicas utilizadas nesse campo. Na sequência, discutimos os desafios e as riquezas da atuação com os povos Kaiowá e Guarani, localizados na região da Grande de Dourados – Mato Grosso do Sul, apresentamos um recorte a partir das mulheres e suas lutas. Depois, trazemos questionamentos e sonhos na busca por tomar a sensibilidade como dimensão política para enfrentar as violências coloniais. A obra “Assentamento”, da artista Rosana Paulino, é utilizada como dispositivo para sentir/pensar as racialidades. Por fim, posicionamo-nos pelo (re)conhecimento de outros saberes e práticas balizados por perspectivas ameríndias, feminismos negros e latino-americanos e dissidentes na produção de psicologias engajadas com políticas de justiça e de cuidado para todas as espécies.

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Biografia do Autor

Catia Paranhos Martins, Universidade Federal da Grande Dourados

Psicóloga com graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela UNESP/Assis. Docente da Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Psicologia e do Programa de Pós-gradução em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Mato Grosso do Sul.

Lucas Luís de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Martins, C. P., Faria, L. L. de, & Menezes, J. de A. (2024). Reflorestar os sentidos a partir de saberes feministas e indígenas. Revista Polis E Psique, 14, e024005. https://doi.org/10.22456/2238-152X.133927

Edição

Seção

Artigos