Alice e os Paradoxos da Escrita Acadêmica

Autores/as

  • Renata Fischer da Silveira Kroeff Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)
  • Jéssica Prudente Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.92289

Palabras clave:

escrita acadêmica, ficção, paradoxo, agonística, processos de subjetivação

Resumen

O texto aborda a escrita acadêmica como experiência agonística. Utilizamos o recurso da ficção como estratégia para compor uma narrativa que visa a incidir nos modos de produção de verdades, por meio da convocação de afetos que transcendam o conteúdo da escrita. A experiência agonística é discutida pela personagem Alice, por meio da problematização de três paradoxos: o aspecto informativo e experiencial da escrita na constituição das políticas de produção, o engendramento entre virtualidade e atualização nos processos de subjetivação e a presença-ausente do autor na produção de autoria. Uma posição ético-estético-política é tecida a partir da problematização desses elementos, apostando na potência de um texto-experimentação para provocar fissuras nos modos de produção de conhecimento no âmbito acadêmico.

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Biografía del autor/a

Renata Fischer da Silveira Kroeff, Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)

mestre e doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do curso de Psicologia no Instituto Evangélico Novo Hamburgo (IENH). Integrante do Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas (UFRGS).

Jéssica Prudente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2019-07-26

Cómo citar

Kroeff, R. F. da S., & Prudente, J. (2019). Alice e os Paradoxos da Escrita Acadêmica. Revista Polis E Psique, 9(2), 151–170. https://doi.org/10.22456/2238-152X.92289

Número

Sección

Dossiê - Temas em Debate: Riscos da Criação

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