Produção de Grupalidade e Exercícios de Autonomia na GAM: a Experiência do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.104142

Palavras-chave:

gestão autônoma da medicação, saúde mental, reforma psiquiátrica, autonomia, avaliação de serviços de saúde, participação.

Resumo

Este estudo parte da adoção do Guia GAM-BR como ferramenta da política de saúde mental no Rio Grande do Sul. Objetivando avaliar repercussões de sua implementação no estado, desenvolveu-se pesquisa avaliativa com trabalhadores, usuários, gestores e familiares envolvidos com a estratégia GAM em serviços de três regiões do RS. Realizaram-se rodas de conversas cuja transcrição foi transformada em narrativas submetidas à discussão com todos segmentos. Neste artigo, destacam-se dois dos oito eixos temáticos que orientaram a análise do conjunto das narrativas: função estratégica da GAM entre a tutela e o cuidado; estratégias e metodologias para produção de grupalidade. Nota-se, em grupos GAM, coexistirem exercícios de autonomia e tutela, ao mesmo tempo que se produzem espaços de fala, trocas entre participantes e interlocução com profissionais. O manejo cogestivo dos grupos sinaliza estratégias e metodologias para produção de grupalidade, incidindo na participação ativa e crítica dos usuários.   

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Biografia do Autor

Analice de Lima Palombini, UFRGS

PPG em Psicologia Social e Institucional e Departamento de Psicanálise e Psicopatologia

Área da Saúde Mental Coletiva

Ana Luiza Ferrer, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional UFSM. Terapeuta Ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva Unicamp.

Área: Saúde Mental 

Douglas Casarotto de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Psicologia Social e Institucional UFRGS, Mestre em Educação UFSM. Psicólogo CAPS ad Cia do Recomeço, Santa Maria, RS. Docente do Curso de Psicologia da FISMA 

 

Júlia Arnhold Rombaldi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Psicologia Social e Institucional UFRGS. Graduação em Psicologia UFRGS.

Marcos Adegas de Azambuja, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós Graduação e Departamento de Psicologia UFSM. Doutor em Psicologia pela PUCRS. 

Vera Lúcia Pasini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Programa de Pós Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura e do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia UFRGS. Psicóloga. Doutora em Psicologia Social pela PUCRS. 

Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha, Universidade de Santa Cruz

Docente do curso de Psicologia Unisc. Mestre em Psicologia Social e Institucional UFRGS, Doutora em Educação UFRGS.

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Palombini, A. de L., Ferrer, A. L., Oliveira, D. C. de, Rombaldi, J. A., Azambuja, M. A. de, Pasini, V. L., & Saldanha, O. M. de F. L. (2020). Produção de Grupalidade e Exercícios de Autonomia na GAM: a Experiência do Rio Grande do Sul. Revista Polis E Psique, 10(2), 53–75. https://doi.org/10.22456/2238-152X.104142

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